Atender é uma arte

Uma ótima tarde a todos os nossos leitores, e para aqueles que nos visitam pela primeira vez, sejam bem vindos!

Ontem foi comemorado o dia da saudação, e aproveitando a data falaremos em nosso post hoje sobre uma das maiores habilidades para quem lida com o público em geral: atender. A pessoa que lida diretamente com o público precisa de muito mais do que jogo de cintura, paciência e a velha “lábia”. Para cada tipo de público existe uma atenção e um foco específico de atendimento. Nossa dica hoje vai especialmente para aqueles que trabalham em buffets, e que atendem em maioria crianças e adultos, públicos completamente diferentes.

Do ponto de vista de quem realiza a locação do buffet, espaço, ou serviço de festas separamos algumas dicas primordiais para um bom atendimento, visto que este primeiro ponto de contato com sua marca ou empresa garantirá um cliente fiel, e uma repercussao positiva de seu trabalho.

  1. O quê o contratante deseja? Atender a esta pergunta aponta respostas para o questões como a idade média dos frequentadores da festa e se o local precisa de atender a alguma necessidade específica;
  2. Onde ficarão os convidados? Esta questão atende a visão de quantas pessoas serão convidadas e como serão alocadas no espaço. Este tipo de questão evita problemas de logística e permite um cálculo com margem de erro para mesas, comes e bebes, disposição e alocação do espaço para conforto de todos;
  3. Como atender e alocar a todos? O que o sua empresa pode oferecer para entreter a todos? Ao expor esse ponto a seu cliente, indique seus serviços, mas levando em conta as respostas anteriores, visando adequar toda  festa. Neste ponto é interessante que você apresente o seu menu, para que o cliente saiba o que pode ser servido e sua cartela de atrações para entreter os convidados;
  4. Porquê? Sim, esta pergunta , muito frequente, aparece quando o cliente pretende algo e você indica outra opção. Caso ocorra essa divergência de idéias, e sua sugestão esteja fundamentada em atender a necessidade do cliente, que é realizar a festa, mostre a ele sua idéia e exponha o motivo da sua sugestão. Apresente outros eventos de seu portifólio, e demonstre as vantagens de sua idéia. Assim, você aproveita a oportunidade de sempre combinar seus serviços de forma diferenciada e única para cada cliente;
  5. De que forma? Todo evento possui um foco. Depois de respondidas as pergunta anteriores o cliente já expos sua necessidade e chega a hora de dar brilho as idéias. Aqui é necessário que você apresente fotos, arquivos e até mesmo depoimentos de clientes que já realizaram outros eventos com sua empresa. Neste ponto vale apresentar seu diferencial, seja ele o menu diferenciado, as atrações oferecidas, a decoração inovadora, ou até mesmo as condições de pagamento e valores. Mas, não esqueça de elaborar seu portifólio ou catálogo, ele será muito mais do que um cartão de visitas, ele é para o cliente a prova do que sua empresa pode oferecer para a realização de um sonho.

A intenção é que você se envolva com seu cliente e identificando sua necessidade independentemente do porte e formato do evento.

Equipe Super Brinquedos.

 

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