Doando saúde!

Bom dia para todos!

E por falar em dia, você sabe o que comemorados no dia 25 de Novembro? Hoje nosso post é dedicado ao Dia do Doador de Sangue. Essa importante ação garante a vida e a saúde de milhares de pessoas, adultos e crianças que necessitam de sangue por diversos motivos. De acordo com a Cartilha Transfusional, a cada bolsa de sangue doada, aproximadamente 450ml, é possível ajudar quatro pacientes através da separação das células hemácias, plaquetas, plasma e outros materiais crioprecipitados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No Brasil o ideal seria que 5% da população fosse doadora de sangue. Para quem pretende doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, menores de 18 anos precisam preencher uma autorização,  pesar no mínimo 50kg, estar descansado, evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Se você pretende doar, mas possui algumas das restrições abaixo, procure seu médico antes de realizar a doação:

  • Resfriado: aguardar 7 dias.
  • Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
  • Hepatite após os 10 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.

Vale ressaltar que a doação de sangue não traz nenhum prejuízo a saúde, pois os hemocentros possuem alto rigor internacional no processo de doação e que doar sangue não doí, pelo contrário, traz o bem que muitas pessoas precisam. Aproveite o dia do Doador e seja você também mais um nessa causa que oferece muito mais do que saúde a quem precisa.

Equipe Super Brinquedos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s